Novo endereço: http://bragaciclavel.pt

domingo, 28 de abril de 2013

Braga Trendy Cycle - as fotos do evento

Fotos Braga Trendy Cycle Há muitos ciclistas urbanos em Braga, uns mais assíduos do que outros, mas não é todos os dias que eles se juntam para passear em grupo pelo centro da cidade. A avaliar pela adesão e pela boa disposição geral, este 1º Braga Trendy Cycle (sim, o primeiro, porque as pessoas já começaram a perguntar quando vai ser o próximo) foi um sucesso.

Entretanto, já começaram a surgir no Facebook as primeiras galerias de fotos - e que bem que elas ficaram! Para muitos, foi um dia normal, com a mera diferença de pedalar acompanhado por um grande grupo. Para outros, foi a primeira oportunidade de olhar a cidade como um local convidativo ao uso da bicicleta como meio de transporte. Talvez, quem sabe, a primeira oportunidade para olhar a bicicleta com outros olhos, e perceber que afinal não é preciso vestir um equipamento especial para ir de bicicleta até ali (seja para o emprego, para o café ou até para as compras). A bicicleta é um meio de transporte simples, descomplicado e prático. E, claro, tem muito estilo! Fotos Braga Trendy Cycle (Rómulo Duque)

No grupo dos Encontros com Pedal, poderão encontrar as fotos tiradas pelo Rómulo Duque (fotógrafo "oficial" dos Encontros), bem como ligação para as fotos do Braga Cool. Eu não dizia que a bicicleta tem muito estilo? :-) Fotos braga trendy cycle braga cool

Também poderão encontrar uma coleção de fotos partilhada pela Helena Cohen, as fotos do Portal Bracarae e também no grupo do Braga Ciclável algumas fotos que eu fui tirando aqui e ali. Nos próximos dias, é natural que vão surgindo mais, seja no grupo dos Encontros com Pedal, seja na página do evento Braga Trendy Cycle, ou mesmo na imprensa.

Entretanto, vamos continuar a pedalar pela cidade, todos os dias. Vemo-nos por aí. Até lá, boas pedaladas! ;-) Mensagem

sábado, 20 de abril de 2013

Braga Trendy Cycle - dia 27 de abril venha pedalar na cidade

Inspirada por um estilo de vida urbano, cosmopolita, cool e cheio de boa energia e por movimentos internacionais como o Cycle Chic e o Trendy Cycling, a equipa Two.Six deu o mote para o evento Braga Trendy Cycle. Um agradável passeio de bicicleta pelo centro histórico de Braga, com ciclistas urbanos descontraídos e com looks cuidados e trendy.

Cartaz Braga Trendy Cycle


No dia 27 de Abril (este sábado), o encontro é às 16h no recém inaugurado GNRation. Iniciaremos assim um percurso desenhado pela Two.Six em colaboração com os Encontros com Pedal e o Braga Ciclável. O trajeto, que será percorrido de forma pausada, inclui alguns dos recantos mais belos de Braga, passando também pelos locais onde os parceiros do evento desenvolvem as suas atividades culturais e comerciais. Será, pois, uma excelente oportunidade para redescobrir os encantos de Braga!
Vamos lá pedalar? :-)

Poderão encontrar mais informação sobre este evento e a forma de realizar a inscrição, nesta página: www.facebook.com/events/351434494958328


segunda-feira, 15 de abril de 2013

Sexta de Bicicleta

Slider3

A MUBi lançou estes dias, em parceria com várias organizações, uma nova iniciativa chamada Sexta de Bicicleta.

O plano é simples: em cada sexta-feira de 2013, levamos a bicicleta connosco.

Pedalamos para o trabalho, para a universidade, para as compras, para o jardim ou para o café com amigos ao fim do dia. Desde os que normalmente deixam a bicicleta em casa aos que já pedalam regularmente – todos estão convidados.

Todos juntos a pedalar no mesmo dia da semana, por todo o país.

Surpreenderemos as nossas cidades, governantes, vizinhos e colegas. De uma forma divertida e natural, mostraremos como um futuro com mais bicicletas nas ruas poderá ser mais humano e confortável para todos.

Na página que a associação criou especificamente para a iniciativa Sexta de Bicicleta, é possível encontrar um formulário de inscrição (que permitirá saber quantos participantes somos e, opcionalmente, para recebermos alguma informação útil), bem como dicas de como preparar cada uma dessas sextas-feiras.

Unknown

Mais informação sobre esta iniciativa pode ser encontrada na página oficial do evento e no Facebook:

Eu já estou inscrito, juntamente com mais 344 pessoas de todo o país, e o número continua a aumentar.

Vamos lá pedalar? Vemo-nos por aí, à sexta-feira e não só :-)

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Diz que era uma espécie de ciclovia...

A ciclovia da Variante da Encosta – a ciclovia de Braga – já terá visto melhores dias. Atualmente tem o piso bastante degradado em vários locais. Ora simplesmente desaparece o piso vermelho que a identifica, ora é inundada de lixo oriundo da estrada ou dos terrenos vizinhos, ora surgem perigosos buracos que ameaçam danificar bicicletas e ferir ciclistas desprevenidos...



















sexta-feira, 5 de abril de 2013

Braga Ciclável completou o 1º aniversário!

Fotos

Parece que foi ontem! Há cerca de um ano, em meados de março de 2012, era publicado o artigo inaugural do blog Braga Ciclável, intitulado "Pedalar na cidade de Braga".

Ao longo dos 12 meses que se seguiram, foram aqui publicados 222 artigos, todos eles dedicados, de uma forma ou de outra, à temática do uso da bicicleta como meio de transporte na cidade de Braga. Recebemos no blog 72 comentários de leitores e, no Facebook, muitos muitos mais.

Logo no mês inaugural, demos início à rubrica fotográfica Ciclistas Urbanos em Braga, que apresentou 104 ciclistas que gentilmente aceitaram ser fotografados in loco com a bicicleta que estavam a utilizar para se deslocar na cidade. O projeto culminaria em finais de agosto, com a publicação de um vídeo que apresentava "101 Ciclistas Urbanos de Braga":

Em abril de 2012, participámos, em conjunto com um grupo de ciclistas urbanos de Braga, na preparação da Proposta Para Uma Mobilidade Sustentável, que foi subscrita também pelos Encontros com Pedal, pela Associação de Cicloturismo do Minho, pelo Clube de Cicloturismo de Braga e, mais recentemente, pelo Projeto Bracarae. O dossiê foi entregue em junho à Câmara Municipal de Braga, tendo sido também dado a conhecer às restantes forças políticas representadas na Assembleia Municipal (Ricardo Rio, do PSD e coligação "Juntos por Braga", Carlos Almeida e Carla Cruz, do PCP e coligação CDU, e Miguel Coelho e José Ribeiro, do Bloco de Esquerda).

Câmara Municipal de Braga reuniu com ciclistas urbanos

No âmbito dessa iniciativa, participámos em outubro numa reunião de seguimento, convocada pela CMB, onde ouvimos algumas das ideias que estavam em estudo e nos pronunciámos sobre alguns desses aspetos.

Em maio, o P3/Público destacou o Braga Ciclável numa video-reportagem sobre a utilização da bicicleta na cidade de Braga.

Site P3 do Público destacou blog Braga Ciclável em vídeo-reportagem

Ao longo de 12 meses, por repetidas vezes foram aqui discutidos sob diferentes prismas os temas dos estacionamentos para bicicletas, das ciclovias, do trânsito, dos atropelamentos a peões e ciclistas, entre muitos outros. Sandy Kilpatrick nos Encontros Com Pedal

Apoiámos diversos eventos na cidade de Braga, tendo colaborado com os Encontros com Pedal e participado na Manifestação Nacional Basta de Atropelamentos.

IMG 4782

Passou um ano, e tantas coisas aconteceram neste blog e na cidade de Braga! E, ainda assim, gostaríamos que alguma coisa tivesse efetivamente mudado…

Apesar da boa vontade manifestada por todos os setores da sociedade, a verdade é que em Braga ainda não existem estacionamentos adequados para bicicletas nos locais onde fazem falta, a nossa única ciclovia continua a degradar-se em vez de receber os aperfeiçoamentos que seriam necessários para a tornar segura, ainda não há condições para transporte de bicicletas nos autocarros dos TUB e continua a não existir uma rede viária que forneça, no mínimo, um eixo realmente ciclável entre a Estação de Braga, o centro da cidade e o Campus Universitário de Gualtar. Por outras palavras, continua quase tudo por fazer nesta matéria.

É por isso que continuaremos manter como lema uma das frases com que, em março de 2012, inaugurámos o blog Braga Ciclável:

Vamos fazer de Braga uma cidade mais amiga dos peões, das bicicletas e dos ciclistas!

Brevemente, teremos mais novidades e, quem sabe, algumas surpresas para apresentar. Vemo-nos por aí… e boas pedaladas! :-)

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Mais dois ciclistas urbanos de Braga entrevistados na Antena 1

Passou um pouco despercebido, mas vale sempre a pena assinalar e escutar o testemunho de mais dois ciclistas urbanos de Braga que foram há algum tempo atrás entrevistados pela Antena 1, no programa do José Candeias. Depois do Antony Gonçalves (dos Encontros com Pedal), do Victor Domingos (este vosso amigo), do Carlos Ferreira e do Aníbal Fernandes, o José Candeias entrevistou mais dois ciclistas urbanos de Braga. Foram eles a Helena Gomes, que para além de se deslocar de bicicleta na cidade de Braga é também a empresária responsável pelo muito acolhedor Braga POP Hostel, e o Paulo Oliveira, que já aqui haviam sido apresentados anteriormente.

A entrevista foi realizadas em direto, como habitualmente, e tem estado disponível no podcast "HÀ Conversa", onde é possível encontrar diversos testemunhos bem interessantes de outros utilizadores habituais da bicicleta, e não só. Pode ser ouvida aqui: