Novo endereço: http://bragaciclavel.pt

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Ciclistas Urbanos em Braga #33

Ciclistas Urbanos em Braga

O sr. Nascimento, de Maximinos, usa a bicicleta diariamente para todo o tipo de deslocações: ir para o trabalho, tratar de afazeres diversos, passear, etc. Conhece a sua bicicleta como ninguém e até faz praticamente toda a manutenção mecânica por si próprio.

Quanto às condições para o uso da bicicleta em Braga, realça sobretudo a falta de segurança: quase não há estacionamentos para bicicletas, e os poucos que há são de fraca qualidade. De tal modo que já perdeu a conta às bicicletas que lhe roubaram cá em Braga ao longo dos últimos anos.

Nota:

Dizem os entendidos que para prender de forma adequada uma bicicleta, devemos usar pelo menos dois cadeados, de tipos diferentes, sendo um deles, preferencialmente, do tipo "U-Lock". O quadro da bicicleta é o elemento mais importante a fixar ao suporte de estacionamento, mas não deverão ficar esquecidas também ambas as rodas e o selim, sobretudo se for de aperto rápido. Claro que isto exige a presença de bicicletários bem desenhados e construídos, de forma e dimensões adequadas, algo que ainda não existe em Braga. Infelizmente, os poucos que temos são ainda do tipo wheel bender ("empena-rodas") e ainda por cima tendem a ficar escondidos em locais que facilitam o trabalho discreto dos amigos do alheio.

Diz-se também que, mesmo usando essas medidas, o ideal é manter sempre a bicicleta debaixo de olho. Claro que quem vai trabalhar ou tratar de outros assuntos nem sempre pode estar a vigiar o seu veículo. Por isso, em alguns locais, seria importante disponibilizar estacionamento de de longa duração para bicicletas, cobertos e vigiados, ou com algum outro tipo de medidas de segurança adicionais. Algo que é relativamente comum em algumas cidades no mundo, mas que por cá ainda não se vê…

Sem comentários:

Enviar um comentário